“POR QUE OS
HOMENS SE ANIMALIZAM E OS ANIMAIS NÃO SE TORNAM HOMENS?” – assim como dezenas
de outras importantes obras do autor – nasceu a partir de uma releitura: da
necessidade de dar-se um novo sentido ao dito paradoxo existente entre os
pensamentos de dois grandes filósofos: Aristóteles, pensador de origem
Macedônica, discípulo divergente de Platão, da Grécia antiga, (a.C.); e
Jean-Paul Sartre (1905-1980), filósofo existencialista do século XX.
Ontologicamente,
tal problemática está situada entre duas distintas teorias do ser: A de
Aristóteles, centrada nas concepções do Ato e da Potência, caracterizada pela ideia
da finalidade do ser, ou seja, fundamentada em axiomas relativos “ao que o ser
pode ou não vir a ser a partir da constatação do que ele é”; e a concepção de
Sartre, contrária a de Aristóteles, que preconiza que “o ser é o que é”, ou
seja, que não é um ser fechado em si, em uma natureza, mas aberto para uma
Condição Humana.
Sobre
a Coleção
Há algum tempo tivemos a ideia de realizarmos uma
criteriosa análise em relação a obras que chegavam às nossas mãos pleiteando
publicação e, assim, escolhendo as melhores, publicá-las, autor por autor, algumas
em edição bilíngue, numa coleção chamada “FILÓSOFOS DO NOSSO TEMPO”. E hoje ela
finalmente está aí, trazendo o melhor dos filósofos contemporâneos para vocês.
A cada nova publicação ou edição, temos descoberto
excelentes pensadores. Filósofos que possuem não somente excelente formação,
mas também a capacidade de, com as suas ideias, nos fazerem pensar de maneira
crítica, dando-nos a possibilidade de compreendemos e resolvermos de maneira
mais eficiente e eficaz os problemas do nosso tempo.
Se você acredita ser também um “filósofo do nosso
tempo”, envie-nos seus textos para análise.
Os
editores
SOBRE
O AUTOR
Cleberson Eduardo da Costa (mais de 100 livros publicados, muitos deles traduzidos
para outros idiomas), natural do Rio de Janeiro, é graduado pela UERJ
(Universidade do Estado do Rio de Janeiro/1995-1998), Pós-graduado em educação
(UCAM – Universidade Candido Mendes), Pós-graduando em Filosofia e Direitos
Humanos (UCAM – Universidade Candido Mendes), Mestre e Doutor (livre) em
Filosofia do conhecimento (epistemologia) e Pedagofilosofia Clínica (FUNCEC -
pesquisa, ensino e extensão), Pesquisador, Professor universitário,
Especialista em metodologia do ensino superior, Licenciado em Fundamentos, Sociologia,
Psicologia e Filosofia da educação, Didática, EJA (educação de Jovens e
adultos) etc.
Além disso, foi
aluno Especial do Mestrado em Educação(1999-2001/PROPED/UERJ), matriculado,
após aprovação em concurso, nas disciplinas [seminários de pesquisa] “ESTATUTO
FILOSÓFICO” (ministrado e coordenado pela professora Drª Lilian do Valle); e
“POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL E NA AMÉRICA LATINA” (ministrado e coordenado
pelo professor Dr. Pablo Gentili). Estudou
também no curso de MBA em Gestão Empresarial pela FUNCEFET/RJ/Região dos Lagos
(2003-2005); no curso de Pós-Graduação em Administração e Planejamento da
Educação pela UERJ (1999-2000); e realizou vários cursos livres e/ou de
aperfeiçoamento nas áreas da filosofia e da psicanálise por instituições diversas,
entre elas a FGV (Fundação Getúlio Vargas) e a SBPI (sociedade brasileira de
psicanálise integrada).
De 1998 a 2008,
atuou como professor de ensino superior (Instituto Superior de Educação da
UCAM/universidade Cândido Mendes) nos campus universitários de Niterói, Nova
Friburgo, Araruama, Rio de Janeiro, Teresópolis, Rio das Ostras, etc.
Participou (em sua trajetória profissional e/ou intelectual acadêmica) de
diversas pesquisas, como, por exemplo, o projeto UERJ-DEGASE, relativo à (EJA)
e também em pesquisas centradas em problemáticas políticas, filosóficas e
pedagógicas com professores renomados, como Pablo Gentili (UERJ/CLACSO),
Cleonice Puggian (UNIGRANRIO), Carla Imenes (UEPG), Cristiane Silva Albuquerque
(UERJ), Marco Antonio Marinho dos Santos (OCA/RJ) entre muitos outros. Escreveu
trabalhos como “a caridade da educação e a educação da caridade”; “metodologia
participava”; “fundamentos epistemológicos de Aristóteles”, etc.
Escreveu os seguintes livros:
2- Catástrofe na escola: a negação consentida de
direitos;
3- Humanização & Emancipação intelectual;
4- Aprender a aprender;
5- Segredos da superação;
6- Segredos da prosperidade;
7- A complexidade do óbvio;
8- Chip da ignorância;
9- Amar se aprende amando;
10- Teoria filosófica da existência de Deus;
11- Praga
dos (a) mal-amados (a);
12- Pérolas
de Nietzsche;
13- Sábios,
prósperos e felizes;
14- Emancipados
& Medíocres no amor.
E também muitos outros.
Atualmente
dedica-se à docência universitária; a pesquisas em educação; a consultorias
relativas à educação, no sentido do aprimoramento, da superação e do
desenvolvimento humano; à realização de palestras acadêmicas e
multiorganizacionais e à produção de obras nos mais diversos campos do saber.
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